O Presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (CONFERE), Archimedes Cavalcanti Júnior, encontrou-se na última quarta-feira (24) em Brasília com o presidente da Câmara Federal, Deputado Arthur Lira. O propósito do encontro foi fortalecer a relação entre empresários, lideranças empresariais e autoridades, visando apoiar os micro e pequenos negócios e discutir os impactos das reformas no empreendedorismo brasileiro.
O Presidente, Archimedes Cavalcanti Júnior foi uma das quatro lideranças a ter voz no evento, apresentando as necessidades da representação comercial brasileira ao parlamento. Ele destacou a importância do setor, que conta com quase 1 milhão de profissionais no Brasil, sendo 600 mil autônomos. Mais de 20% do PIB brasileiro é influenciado pela Representação Comercial, atuando como elo entre o varejo e o consumidor. “Na reforma tributária, enquanto as empresas de profissionais liberais receberam um regime e alíquota diferenciada, os corretores de imóveis e, em particular, a Representação Comercial, por uma questão de redação, não foram contemplados devido à falta de exigência de curso superior. Desse modo, seria de suma importância essas profissões serem incluídas na reforma tributária, conforme já é feito com as profissões regulamentadas” reforçou Archimedes Júnior.
Na oportunidade, o Presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Ceará (Core-CE), Philomeno Gomes Júnior, elogiou a iniciativa de Archimedes em buscar a valorização do Setor Econômico da Representação Comercial. “Sua liderança e comprometimento têm sido fundamentais para impulsionar o crescimento e o fortalecimento desse setor tão importante para a economia. A valorização da Representação Comercial é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico do país. O trabalho realizado pelo Sistema Confere Core’s tem sido fundamental na defesa dos interesses da categoria”, comentou Philomeno Júnior.
Durante a reunião, Archimedes teve uma conversa reservada, franca e objetiva com o Presidente Arthur Lira, que demonstrou grande receptividade aos representantes comerciais brasileiros.
Assessoria de comunicação do Core-CE